Desde criança ouvimos dos nossos pais e avós: “Que pecado, menino!” ou “Não faz isso que é pecado!”. Mas o que significa “pecado”?
- Deus criou-nos perfeitos, eternos e imortais. Mas a desobediência humana afastou a humanidade do Plano primeiro de Deus. Por isso nos tornamos imperfeitos, mortais e sujeitos a desvios de rebeldia contra a santidade e perfeição de Deus.
Tenha em mente o amor de Deus, e o agir Dele. O pecado é tudo o que está longe deste Amor. Podemos dizer que o maior pecador é o que está mais longe do amor. Quanto mais longe se vê o amor, mais pecador uma pessoa se torna. Pecado é preferir a si mesmo, voltar-se contra Deus e às pessoas, cedendo às paixões desordenadas, que nos colocam no centro da nossa existência, negando nossa natureza, que só se completa quando se abre ao próximo e a Deus. É um “fechar-se às criaturas” e “rejeitar o Criador”. Em geral, o pecador só deseja os prazeres proporcionados pelas criaturas, e não necessariamente quer rejeitar o Criador. Por isso, podemos dizer que o pecado é um ato de egoísmo exagerado. O pecado fere o próprio pecador, afastando-o da plenitude oferecida por Deus. O pecado ofende Deus: não porque Deus, como tal, se veja afetado, mas porque nós mesmos, ao pecar, nos diminuímos diante da grandeza que Deus nos oferece. Jesus disse que o pecado nasce no interior do homem (Mt 15, 10-20).
- Qualquer pecado pode ser perdoado, bastando querer sinceramente o perdão? O pecado nos afasta de Deus. Nos distancia do Seu amor, da Sua graça. Afastados de Deus, o inimigo tem aval para agir em nossa vida, por isso, precisamos pedir perdão pelos nossos pecados, como Jesus pediu que fosse feito: na Missa e a um Sacerdote, que perdoa os pecados na autoridade da Igreja, em Nome de Cristo. Deus quer tanto nossa plena realização com Ele, que não hesitou em morrer na cruz para nos redimir. Deus nos espera sempre com os braços abertos, como um Pai que se esquece de todas as nossas ingratidões, como Ele mesmo deixa claro na belíssima parábola do filho pródigo (Lc 15, 11ss).
Reprodução: Instagram(Santa Igreja Católica)