Festa de Santo Antônio – A glória de Deus está na solidariedade discreta aos mais necessitados

Santo Antônio, apesar de não ser nosso padroeiro, é um santo muito amado na nossa paróquia, e uma prova disso é o número de fiéis presentes na sua festa.

Saímos em procissão às 18h30min, rezando na intenção de que todos tenham uma vida digna, sempre com o pão na mesa.

A Missa foi celebrada na Matriz a partir das 19h. Durante a homilia, Padre Francisco dos Santos recordou a vida de Santo Antônio e seus ensinamentos.

De família bem sucedida e de refinada escolaridade, Santo Antônio cativava a muitos. Na medida em que vai conhecendo Jesus Cristo, ele se entusiasma pelo evangelho, tendo prazer em falar das coisas de Deus. O entusiasmo de Santo Antônio era tanto, que até para peixes ele pregava.

Santo Antônio não se calou, mas foi sempre uma voz a transmitir o amor e a paz de Deus, o que nos motiva a ser testemunha de Cristo e não termos vergonha de falar do Seu amor.

Santo Antônio não se identifica com os altos cargos que alcança dentro da Igreja, querendo estar mais próximo do povo, sendo solidário, ajudando os pobres e as moças sem condições de realizar casamento. Santo Antônio faz de Jesus sua grande riqueza, a riqueza que não se perde, que dura para sempre.

Apesar de intelectual, Santo Antônio era humilde. Quantos intelectuais por aí não são cheios de soberba? Santo Antônio transforma a mais refinada teologia em palavras simples, acessíveis a todos, aproximando as pessoas de Deus.

O mundo precisa ver Deus em nossas vidas. Por isso somos chamados a ser sal da terra, a mostrar a alegria que é ser de Deus, sentir e testemunhar Seu amor. Sejamos sinal e presença de Deus na família, no trabalho, na pastoral. E que as nossas obras falem por nós. Que o nosso agir mostre realmente quem somos: se um homem religioso que busca as coisas do alto ou um homem ganancioso apegado aos bens materiais.

Que Nosso Senhor nos capacite para sermos bons, para que nos compadeçamos dos que precisam de nós, porque a glória de Deus não está no grito ou no louvor, a glória de Deus está no coração e na vida de quem faz o bem, naquela pessoa que socorre discretamente e ajuda uma família necessitada ou um doente sem condições de comprar seu remédio. A glória de Deus está na vida de Santo Antônio, de São Francisco e de Nossa Senhora.

Que o senhor nos capacite para a doação!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *