Como lidar com pessoas antipáticas? Santa Terezinha ensina

Quando Terezinha entrou para o convento, teve problemas com suas superioras. “Não podia cruzar com ela sem ter que beijar o chão”, conta ela, que afirma que o simples fato de fazer a limpeza do chão se transformava em motivo para ser humilhada.

Com o tempo, Terezinha percebeu que tinha que aprender a lidar com pessoas antipáticas. E deixou conselhos para quem também tem que enfrentar este tipo de desafio.

1. Não desperdice energias em vão:

Em seu livro ‘História de Uma alma’ conta a história que apareceu um vaso quebrado no convento e que a madre a acusou de não ter recolhido os pedaços. Ela entendeu que não importava quem havia quebrado o vaso e que não valia a pena o esforço para provar sua inocência. Como ninguém assumiu a culpa, ela recolheu os cacos.

Tereza não quer dizer que devemos ser indolentes, mas que quando nos acusam ou nos julgam erroneamente, não devemos entrar nessa guerra. Quando a superiora a acusava de preguiçosa, Teresa podia ter contestado e começado uma disputa verbal. Mas sabia que não adiantar nada.

2. Busque seu valor autêntico:

As pessoas antipáticas são incansavelmente negativas. Elas encontram sempre algo de que não gostam e, certo ou não, concentram-se sempre nisso. Para a madre superiora, Terezinha era preguiçosa e a lembrava disso a toda hora. Terezinha resolveu esse problema, deixando de dar importância ao que sua detratora pensava e buscando seu verdadeiro valor interior.

Ela decidiu fazer seu trabalho silenciosamente e sem chamar a atenção, visando satisfazer sua própria estima. Na realidade, ela sempre dava o crédito de seu trabalho a outras pessoas, pois sabia que isso as deixaria alegres. Quando ela parou de se preocupar com o fato da superiora apreciar ou não o seu trabalho, ela conseguiu se liberar da negatividade.

3. Aperfeiçoe sua capacidade de amar:

Terezinha fala de uma freira de quem sentia aversão. “Eu tratava de prestar-lhe todos os serviços que eu podia. Quando sentia a tentação de contestá-la de maneira desagradável, limitava-me a me dirigir a ela da maneira mais encantadora possível”.

Reprodução: Instagram( Santa Igreja Católica)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *