Dica simples para evitar distrações durante a oração

As vezes, rezar pode ser difícil! Especialmente quando estamos em casa. Há inúmeras coisas que distraem nossa atenção e que nos fazem pensar se o nosso tempo de oração realmente valeu a pena.

Existem muitos tipos de distrações que ocorrem durante a oração. Cada um deles precisa de uma solução específica. Por exemplo, enquanto algumas distrações podem ser de inspiração divina, outras são simplesmente humanas – e exigem certa atenção para que você possa descartá-las facilmente. Uma maneira de evitar as distrações é você se colocar em um ambiente propício à oração. O lugar em que rezamos é conhecido como “oratório”. Essa palavra vem do latim orare, que significa “rezar”, e é usado frequentemente com referência a capelas.

O lugar mais comum para um leigo rezar é em casa, já que a maioria de nós não tem uma igreja ou uma capela do outro lado da rua ou não pode se dar ao luxo de ir diariamente a uma igreja. Porém, os principais desafios de rezar em casa são: permanecer em concentração e entrar no clima de oração. Não é fácil rezar sentado no sofá, olhando a TV apagada ou com os brinquedos dos filhos espalhados pelo chão. Por isso, é importante reservar uma parte da sua casa para a oração. Chame este local de “recanto de oração”. Até o Catecismo da Igreja Católica recomenda esta prática. Veja:

“Para a oração pessoal, pode servir um «recanto de oração», com a Sagrada Escritura e ícones (imagens) para aí se estar «no segredo» diante do Pai (40). Numa família cristã, este género de pequeno oratório favorece a oração em comum” (CIC 2691).

Um “recanto de oração” pode se localizar fisicamente em um canto de seu quarto ou simplesmente em um lugar que, de certa forma, esteja mais separado da agitação da vida doméstica. Na realidade, as opções são intermináveis; o único limite é o da nossa criatividade. Os cristãos orientais mantêm esta tradição. Eles colocam várias imagens de santos em um canto da casa, criando, assim, um espaço sagrado. Se você está planejando dedicar uma parte de sua casa à oração, é bom também preenchê-la com artigos religiosos, como a sua obra de arte sacra favorita, velas e até incenso. Enfim, o fundamental é a intenção. Pense nisso como uma maneira de convidar Deus para ir ao seu lar e dedicar uma parte de sua casa a Ele. Desse modo, você poderá evitar as distrações que sempre aparecem quando você está rezando e concentrar-se apenas em Deus (não na pilha de roupa que está para passar).

Reprodução: Aleteia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *