5 curiosidades sobre Nossa Senhora De Fátima

No ano passado comemorou-se o centenário das aparições da Nossa Senhora de Fátima, umas das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria. Com milhares de devotos por todo o mundo, teve seu culto proibido pela Igreja Católica até 1930, quando o inquérito canônico oficial concluiu que as visões dos pastorinhos na Cova da Iria eram verídicas. Confira!

1. As aparições

A Nossa Senhora de Fátima apareceu seis vezes para os pastores Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. A primeira aparição aconteceu dia 13 de maio de 1917, em Fátima, quando eles estavam trabalhando nos rebanhos de suas famílias. Ela continuou aparecendo para as crianças nos próximos cinco meses seguintes, sempre nos dias 13 e exatamente no mesmo horário. A Virgem Maria também relevou segredos para as três crianças, que viriam a ser revelados anos depois.

2. Os segredos

Na década de 1940, Lúcia escreveu um livro de memórias onde contou que a Virgem Maria havia revelado três segredos a ela e seus primos, todos proféticos. Dois deles foram contatos no livro e se tratavam de visões do inferno. Na primeira parte, as três crianças viram o inferno, um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Isso mostrando as consequências sofridas por aqueles que não se arrependeram e nem se converteram. Já na segunda, Maria falou de uma guerra que se iniciaria durante o pontificado de Pio XI. Esta seria a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o terceiro segredo foi revelado pelo Vaticano apenas em 2000, mas Lúcia já o havia documentado em 1944. O segredo se manteve na posse do bispo de Leiria-Fátima até 1957, quando foi requerido pela Congregação para a Doutrina da Fé. O Papa João Paulo II pediu para ler o envelope com a terceira parte do segredo após o atentado que sofreu em 13 de maio 1981. Foi então que percebeu a ligação deste acontecimento com o que o que foi dito pela Virgem às crianças. Ele era o “bispo vestido de branco” que seria salvo da morte pelas graças de Nossa Senhora de Fátima.

3. A coroa

Em agradecimento ao milagre recebido, o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1982 – um ano após ser atingido pelos tiros, levou até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima uma das balas que o atingiu. O projétil então foi colocado no centro da coroa.

4. Os pastores

Durante uma de suas aparições, a Virgem disse as crianças que os irmãos Francisco e Jacinta iriam morrer cedo. Ele faleceu em 1919, com apenas 11 anos, e ela em 1920, com 10 anos. Ambos por consequência da gripe espanhola. Já Jacinta iria alcançar a vida adulta e viver para testemunhar os acontecimentos. E foi o que aconteceu. Ela morreu em 2005, com 97 anos. Se dedicou à Igreja Católica, ingressando como freira carmelita no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, em 1946.

5. A capelinha

A capelinha que foi erguida em 1919 em resposta ao pedido de Nossa Senhora, teve que ser reconstruída depois de ter sido dinamitada em 1922, por grupos anticlericais. Refeita em apenas um ano, ela manteve sua estrutura de pedra e cal, que se conserva original até os dias de hoje.

Reprodução: Blog Via Lumina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *