Comunidade
SÃO FRANCISCO
DE ASSIS

Igreja Matriz

Comunidades - São Francisco

HISTÓRICO DA COMUNIDADE

A história da Comunidade de Acaracuzinho, que remonta ao ano de 1982, marcou o início de uma emocionante jornada de fé, união e construção. Fundada por Frei Felipe Coco, o pároco da Paróquia de São José em Maracanaú-CE na época, a comunidade nasceu com o propósito nobre de promover a confissão da fé de seus membros, inspirando-se nas práticas das primeiras comunidades cristãs (Atos 4,32-37).

Desde o princípio, vários membros dedicaram-se fervorosamente à construção da Igreja-templo e ao fortalecimento da comunidade como o povo eleito do Senhor. O trabalho missionário e evangelizador de Frei Felipe Coco buscou unir os membros, compartilhar dons e vivenciar a Palavra de Deus, com notáveis contribuições de personalidades como Antônio Constantino da Silva, Francisca, Lavinha, João Paulino, Raimunda Martins, e outros dedicados fiéis.

As celebrações Eucarísticas, inicialmente realizadas quinzenalmente na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Milton de Vasconcelos Dias, tornaram-se pontos de encontro vitais para a comunidade. Em maio de 1983, durante uma reunião presidida por Antônio Constantino da Silva, a comunidade escolheu São Francisco de Assis como seu padroeiro, marcando um momento significativo. Frei Felipe Coco lançou um desafio à coragem dos presentes para enfrentar a construção da Igreja, e a resposta foi unânime: coragem.

O início da construção da igreja em outubro de 1983 foi financiado por rifas, leilões e doações promovidas pelas lideranças locais. Além de Frei Felipe Coco, outros padres, como Frei Otacílio e Frei Edimilson, contribuíram para o crescimento e fortalecimento da fé dos membros ao longo do tempo.

A década de 80 testemunhou a visita pastoral do Arcebispo Dom Aloisio Leo Arlindo Lorscheider, OFM, encorajando a comunidade em seu árduo trabalho. As Religiosas Filhas do Amor Divino desempenharam um papel vital, animando celebrações, formando grupos de reflexão e auxiliando na catequese.

A transição para a nova Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pajuçara ocorreu em 1992, continuando a prosperidade sob a liderança dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Os grupos de reflexão tornaram-se essenciais para a catequese permanente, buscando um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Em 1994, a comunidade de São Francisco tornou-se uma capela da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pajuçara, deixando de pertencer à Paróquia de São José. O Jubileu de Prata, celebrado em 2008, marcou 25 anos de evangelização.

No mesmo ano em que a Paróquia São João Paulo II foi criada, em 2014, a comunidade de Acaracuzinho tornou-se parte dela. E, em 2023, a comunidade completou 40 anos de uma trajetória marcada por fé, união e construção, testemunhando o amor de Deus em seu compromisso com o Reino.

Devoção

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão."

São Francisco de Assis | Santo Padroeiro

‘Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa’

Santo Antônio de Pádua | Santo Devoto

Encontre a Comunidade